A gestão por trás das mídias digitais

Confira o texto da Administradora Nara Maria Müller, publicado na revista Destaque Online, 3ª Edição.

VENDAS E MÍDIAS DIGITAIS: A gestão de processos por trás das vitrines virtuais.

Por Nara Maria Müller

A maioria dos empresários está buscando, enlouquecidamente, aprender a usar as mídias sociais para ampliar as vendas de seus produtos e serviços. O tema pode parecer batido, mas chamo sua atenção para o fato de que, antes de digitalizar as vendas, é preciso aplicar gestão nos processos de vendas. Não adianta ter uma vitrine bonita e um almoxarifado bagunçado. Quem nunca ficou esperando um tempão até o vendedor achar um calçado do seu número? Da mesma forma, não adianta ter uma vitrine virtual bonita e não ter os processos de retaguarda.

Há vários anos, quando os computadores começaram a se tornar presentes nas empresas, todos os processos de controles manuais passaram a ser informatizados. Muitas empresas começaram a oferecer sistemas que prometiam reduzir o tempo das operações e das respostas aos clientes.

Em meio a toda essa revolução, muitos empresários perceberam as dificuldades de lidar com tais sistemas e permaneceram com seus controles manuais por longos períodos. E muitos ainda continuam trabalhando dessa forma.

Eu sempre tive a convicção de que não adianta informatizar processos mal desenhados, ou desorganizados. E continuo afirmando isso quando vejo tanta gente tentando vender através das mídias digitais. Com o distanciamento social atual, empresários buscam manter-se num mercado de clientes digitais, onde as tele encomendas e as tele entregas estão em alta.

Recentemente eu participei de um evento online chamado “A reinvenção dos negócios”. Um dos palestrantes falou justamente sobre isso, alertando para o cuidado ao entrar no mundo digital. Se o processo de entrega física não estiver bem organizado, isso pode piorar muito o relacionamento com os clientes.

Algumas dicas para você gerenciar, adequadamente se estiver se inserindo neste mundo de vendas pelas mídias digitais:

1)Organize o cadastro de clientes, com nome completo, data de nascimento, número de documento de identidade e CPF, endereço físico e eletrônico, número de telefone e WhatsApp; 2) Estabeleça um bom relacionamento com seus clientes atuais para atrair clientes potenciais; 3) Qualifique sua equipe de vendas para prestarem um excelente atendimento; 4) Tenha alguém responsável por alimentar, constantemente as redes sociais da empresa e, 5) Responda, prontamente a todas as perguntas, reclamações e sugestões dos clientes, com respeito e cordialidade.

Se quiser saber mais, ou se precisar de ajuda para implementar um processo de gestão adequado para sua empresa, entre em contato conosco.

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