Carreira – um caminho que todos vislumbram trilhar
Nara Maria Müller
Minha motivação para escrever sobre carreira é o desejo de esclarecer a importância que a caminhada profissional exerce sobre todos nós. Sou coach com atuação nesta área, além de life coach e coach executiva – e minhas experiências têm sido principalmente no desenvolvimento de competências para a busca de novas carreiras. Tenho observado em meus clientes – coachees – uma crescente busca pelo desenvolvimento de competências, na ânsia de transformarem suas vidas através de uma nova opção profissional.
Para início de conversa, vamos falar um pouco do básico: o que é uma carreira? O minidicionário Aurélio define carreira como uma “corrida veloz, percurso habitual de navio, trem, etc., fileira, profissão”. (2009, p. 215). A partir do século 17, o termo passou a ser usado como o percurso – ou caminho – profissional de uma pessoa.
E como se desenvolve uma carreira? Bem, o primeiro passo é fazer uma análise criteriosa acerca de suas habilidades, seus gostos pessoais e das oportunidades existentes no mercado de trabalho. Faz parte dessa análise, ainda, descobrir do que não se gosta e quais são os seus pontos fracos – sem esquecer, é claro, das ameaças que o mercado de trabalho apresenta. A partir dessas descobertas, inicia-se o processo de fortalecimento e aperfeiçoamento dos seus pontos fortes e da transformação ou minimização, se for o caso, dos pontos fracos.
Há diversas formas de se fazer essa análise e planejar uma carreira e, através do Coaching, é possível acelerar tal processo, com resultados surpreendentes. Nas próximas semanas, falarei mais sobre Coaching e como ele pode transformar ou alavancar uma carreira.