As Olimpíadas também nos ensinam como o coaching pode fazer a diferença. Confira:
A grande lição das Olimpíadas sobre alcançar o sucesso
Nara Maria Müller
Nos últimos dias, temos acompanhado um grande evento no Brasil – os Jogos Olímpicos, que além de congregarem pessoas de vários países, também encantam pelo desempenho e pela alta performance dos atletas participantes. Emociona ver como seus passos, seus passes, suas braçadas e golpes são precisamente calculados – e não é difícil imaginar o quanto há de esforço e disciplina para que esses atletas nos ofereçam tão grandioso espetáculo.
Foi especialmente marcante o ouro da nossa judoca Rafaela Silva, depois de uma dura eliminação nas oitavas de final das Olimpíadas de Londres, em 2012. Naquela ocasião, Rafaela era uma das favoritas ao lugar mais alto do pódio. Ao ser eliminada e humilhada, sofrendo até ataques racistas, quase entrou em depressão, permanecendo longe dos tatames por longo período. Finalmente, graças a uma coach, conseguiu dar a volta por cima e chegar, nesta semana, ao ouro nas Olimpíadas do Brasil.
As redes sociais ferveram nos dias que se seguiram à conquista, que foi avaliada por diferentes ângulos, com pessoas dos mais contrastantes matizes ideológicos querendo “puxar a brasa para o seu assado”. Mas, quando a própria judoca se manifestou publicamente sobre a vitória, quem mereceu loas foi sua coach.
Segundo Rafaela, a primeira pergunta que a profissional fez foi “você se vê fora do judô daqui a dois anos?”. Esse questionamento fez a jovem refletir sobre o quanto aquele esporte era o seu sonho de vida, a razão pela qual queria lutar. A partir de então, a coach passou a acompanhar Rafaela e a ajudou a enfrentar seus medos, suas crenças limitantes.
Pouco mais de um mês atrás, aliás, tivemos também o depoimento de outro atleta – o jogador de futebol responsável por marcar o gol do inédito título de Portugal na Eurocopa. Ao falar à imprensa, Éder dedicou a vitória à sua coach de performance.
Fatos como esses demonstram que o Coaching pode contribuir de forma extraordinária para o alcance dos seus sonhos e para a construção e sucesso de sua carreira. Os exemplos do esporte são especialmente interessantes porque, ali, os desafios e resultados estão claros e quantificados, tornando-se objetivos e palpáveis. Para chegar ao superprofissionalizado âmbito esportivo, portanto, o Coaching teve de se provar em outras áreas como uma ferramenta com alto poder de fazer a diferença.
A grande lição das Olimpíadas e do esporte de maneira geral sobre sucesso é esta: ouse sonhar! E, principalmente, coloque prazo para realizar; planeje as etapas necessárias para alcançar seus objetivos. É provável que você encontre obstáculos pelo caminho, mas acredite em você! Siga treinando, estudando e aperfeiçoando suas competências. Use o Coaching a seu favor. Mais dia, menos dia, você se verá no pódio – e aí vai ser só correr para o abraço!