Coaching não é mágica! É um processo de transformação
Num contexto de incertezas, o coaching tem se mostrado um dos melhores caminhos para o alcance de objetivos. Entretanto, muitas pessoas o confundem com magia, em vez de perceberem-no como um processo (técnico) de transformação de crenças limitantes.
Há algum tempo, escrevi um post sobre o que é coaching e como ele pode contribuir com a sua carreira. Eu auxilio profissionais a encontrar seu espaço no mercado de trabalho; empreendedores, a desenvolver seu próprio negócio; e executivos, a aperfeiçoar competências. Como coach executiva, instigo meus clientes a identificar suas crenças limitantes – aquelas que os impedem de alcançar seus objetivos.
Ao longo do tempo, muitos amigos e familiares têm comentado comigo que o termo coaching está em descrédito. Isso porque há certa discrepância na forma de sua aplicação. Na verdade, várias pessoas se intitulam coaches, mas aplicam técnicas alternativas, como se coaching fosse magia, algo sobrenatural.
Não sou contra a aplicação de técnicas alternativas, sejam espirituais ou baseadas em outras formas de catalisação de energias. Mas cumpre, sim, esclarecer que isso não é coaching. Coaching não é mágica, mas um processo para transformação de crenças – na acepção mais técnica da palavra.
Coaching: Neurociência e técnicas gerenciais
O que acontece é que inúmeros coaches buscam essas formas alternativas para intensificar o efeito de seus processos pela influência que podem causar em seus clientes. Não discuto aqui sua eficácia – afinal, está tudo ligado à fé e às crenças pessoais de cada um. Mas, novamente, é preciso destacar que não, isso não é coaching.
Eu, por exemplo, costumo rezar e acredito na força das orações e dos pensamentos positivos. Ao mesmo tempo, sei que preciso fazer a minha parte para ter sucesso na busca de realização pessoal e profissional.
Representando os coaches profissionais, posso afirmar que nós trabalhamos com técnicas comprovadas, por exemplo, pela Neurociência. Cada vez mais, sabemos que nosso cérebro age de acordo com o que pensamos – e busca, obstinadamente, realizar nossos desejos.
Como coaches executivos, utilizamos ainda técnicas e ferramentas gerenciais para ajudar nossos clientes a atingirem seus objetivos. A essência do coaching é fazer as perguntas certas e instigar os clientes a encontrarem as próprias respostas.
Através dos processos de coaching, é possível fazer com que nossos clientes identifiquem suas crenças limitantes e encontrem os meios para eliminá-las. A transformação dessas crenças ocorre através do melhor uso do próprio cérebro – sem magia.
Para concluir, quero deixar aqui a fórmula de sucesso do coaching: FOCO + AÇÃO = RESULTADO. Se você tem um sonho ou objetivo e quer alcançar um bom resultado, precisa focar no que deseja e agir proativamente. Não há mágica que possa fazer isso por você.
O texto acima foi escrito pela Administradora e Head Coach da Unlock Training: Nara Maria Müller e publicado, originalmente, no portal Hit Radar, em 11 de novembro de 2017.
A intenção da autora, ao escrever o texto foi dismistificar o Coaching, diferenciando-o de outras técnicas utilizadas por alguns “profissionais”.
Acreditamos que, neste momento em que um veículo importante de comunicação brasileiro parece estar confundindo, ainda mais, as mentes de quem não conhece coaching, cabe-nos replicar o artigo abaixo, para esclarecer às pessoas sobre algo tão importante.
Boa leitura e boa reflexão!