Definindo sua missão

“O que você faz?” – 5 passos para definir seu propósito de vida

Nara Maria Müller

Uma das lições que aprendi durante o treinamento “O Monge e o Executivo” foi que precisamos encontrar a nossa essência. Aquilo que nos define como seres humanos, aquilo que sabemos fazer melhor, aquilo que nos traz o sentimento de realização e felicidade. De certa forma, já abordei esse assunto em outros posts, sugerindo que você fizesse uma análise do que gosta e não gosta de fazer, bem como provocando a refletir sobre se você é feliz com o que faz.

Neste post e em alguns próximos, falarei sobre a nossa missão de vida, que está diretamente relacionada à nossa realização profissional. Você sabe qual é a sua missão?

Todos estamos nesta vida com um propósito, e nosso trabalho/carreira deveria permitir sua realização. Descobrir qual a nossa essência é fundamental e obrigatório para que nos realizemos como seres humanos e profissionais.

AFINAL, O QUE VOCÊ FAZ DA VIDA?

Em palestra no TED, o produtor cinematográfico Adam Leipzig fez uma pergunta digna de um coach: “Se alguém lhe perguntar o que você faz, será que você consegue responder numa pequena frase?”.

O conceito de Coaching ainda não é bem entendido por muita gente, apesar de, assim mesmo, seus resultados serem surpreendentemente positivos. Por isso, é bem comum que muitas pessoas perguntem que eu faço. E eu respondo, rapidamente, que “ajudo pessoas a atingirem seus objetivos”. E, é claro, a próxima pergunta é “como assim?”.

Minha resposta para a segunda pergunta é mais ou menos assim: “Eu faço perguntas difíceis, e meus clientes precisam buscar suas próprias respostas dentro de si”. No texto “O coaching pode fazer minha carreira decolar?” é possível compreender bem este trabalho.

UM “RESUMO” DE SI MESMO

Para facilitar a descoberta do seu propósito de vida, Adam Leipzig apresentou uma fórmula simples, resumida a cinco perguntas – que eu responderei, como exemplo, com base em mim mesma. Você fica com o desafio de dar as suas próprias respostas e encontrar seu propósito – sua missão, sua essência de vida. Combinado?

1) Quem você é?
Eu sou a Nara Müller;

2) O que você faz?
Sou coach;

3) Para quem você faz?
Para qualquer pessoa;

4) O que elas querem ou precisam?
Elas querem atingir seus objetivos.

5) Quais são os resultados? Como essas pessoas mudam?

Elas se tornam pessoas realizadas.

Por fim, Adam orienta que formulemos uma frase com as cinco respostas:

“Sou a Nara Müller, trabalho como coach para ajudar pessoas a atingirem aos seus objetivos e se tornarem realizadas.”

E a sua frase? Como ficaria?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *