Muitas pessoas me perguntam como apresentar sua empresa, seus produtos e serviços em poucos minutos. Há muitos artigos e dicas sobre o tal elevator pitch e eu resolvi escrever este artigo com dicas bem simples e funcionais. Certamente, os leitores e clientes se sairão bem melhor, depois de aprenderem essas técnicas de apresentação rápida.
ELEVATOR PITCH: Quando o tempo é pouco para dizer tudo o que nós fazemos
Por Nara Maria Müller
Nos últimos anos, a expressão elevator pitch vem ganhando popularidade no Brasil. Aqui, obviamente, se utiliza a versão brasileira: “discurso de elevador”. Mas, longe de ser um daqueles discursos intermináveis, o elevator pitch é a forma mais rápida e eficiente que nós temos para apresentar o nosso negócio. Pessoalmente, eu prefiro chamá-lo de: “apresentação de elevador”.
Sabe quando a gente entra no elevador e encontra alguém desconhecido que nos pergunta: “o que você faz?” O tempo estimado para um elevator pitch é de 30 a 40 segundos. Já pensou? Muitas vezes, tentando explicar nosso negócio, tomamos mais tempo do que o elevador leva para chegar ao destino do nosso interlocutor. E aí, meus amigos, a gente não chega a mostrar o valor daquilo que temos a oferecer.
Por isso, é importante treinar, com poucas palavras, mas que sejam palavras-chave para atrair a atenção e, quem sabe, o interesse de quem nos fez aquela pergunta: “o que você faz?”
Há várias dicas de como elaborar um bom elevator pitch, mas o importante mesmo é estar atento para alguns ingredientes imprescindíveis para capturar o interesse de quem o escuta:
- Quem é o seu cliente?
- Qual é a dor que o seu negócio resolve para os clientes?
- Como você, ou seu produto resolve os problemas ou dores desses clientes?
- Quem é você?
Se você estiver numa rodada de negócios e, lhe for permitido se apresentar em, digamos 1 a 2 minutos, dá para acrescentar um pouco mais de perguntas orientadoras para elaborar um excelente pitch:
5. Quem são os seus competidores?
6. Como você se diferencia desses competidores, ou concorrentes?
7. Quem é a sua equipe, ou parceiros estratégicos?
Minha sugestão é que você responda a todas essas perguntas, elabore um texto e treine quantas vezes forem necessárias para chegar aos 40 segundos. Elabore, também, um texto maiorzinho, com as 3 perguntas finais e treine até chegar à versão mais adequada, em 2 minutos de apresentação.
Quer um exemplo de pitch de 40 segundos?
“Eu sou facilitadora de desenvolvimento na Unlock Training. Com o CANVAS DA PROSPERIDADE, eu ajudo pessoas a construírem ou retomarem o sucesso de seus negócios. Meu nome é Nara Maria Müller, Administradora e Mestre Em Qualidade e Produtividade”.