Emprego: por que eu devo ser contratado?

Nara Maria Müller

Se você fosse um produto, porque alguém o compraria? Há algum tempo, tive oportunidade de ler o livro: “Personal Branding”, de Arthur Bender, onde o autor fazia esse questionamento.

A pergunta do Arthur nos faz refletir sobre os porquês de sermos ou não contratados por uma empresa, para ocupar aquela vaga que estamos buscando.

Em geral, quando não somos selecionados, pensamos em duas possibilidades, ambas sob uma perspectiva negativa: 1) os selecionadores não foram justos; 2) nós não somos bons o suficiente para ocupar a vaga.

Então eu pergunto: Será que seus pontos positivos ficaram tão aparentes quanto deveriam? Ou será que você os escondeu, involuntariamente?

Veja um exemplo:  Quando eu tinha 18 anos, a empresa onde eu trabalhava foi vendida e a vaga que eu ocupava foi extinta. Minhas opções eram: trabalhar em outra função na mesma empresa, ou buscar outra oportunidade no mercado de trabalho. Na época, eu era auxiliar de escritório e cursava o Ensino Médio, à noite.

Uma colega, que estava na mesma situação que eu, mostrou-me um anúncio de emprego no jornal local e, em seguida, comentou: “o problema é que eles querem alguém com boa apresentação”. Minha colega não se inscreveu para a tal vaga, pois acreditava que “ter boa apresentação” implicava em vestir-se com roupas caras e coisas desse tipo. E obviamente, ela acreditava que não tinha condições de se apresentar bem. Esse tipo de crença é limitante – faz parte dos nossos fantasmas – e nos leva à perda da autoconfiança.

Quanto a mim, eu me candidatei à vaga, fui entrevistada e contratada. Na semana seguinte, eu comecei a trabalhar na nova empresa.

Quantas vezes nós não nos achamos capazes o suficiente para conseguirmos uma vaga, porque não entendemos bem o que está sendo requerido? Quantas vezes nós acreditamos que os “outros” são melhores do que nós? Quantas vezes nós escondemos nossas qualidades, por medo de sermos taxados de arrogantes?

Acredite em você!

Se você se enxerga numa dessas situações, ou conhece alguém que se sente assim, saiba que a autoconfiança pode ser adquirida. Basta querer e caminhar na direção certa. Nós sabemos como ajudar. Procure-nos e saiba como.

Na Unlock Training, a primeira sessão de coaching é gratuita e pode ser feita, por Skype, ou WhatsApp.

Texto publicado, originalmente, na Revista Destaque, de Tramandaí -RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *