Artigo publicado em maio de 2023 na Revista Destaque Online
Por Nara Maria Müller
Eu já escrevi sobre feedback, sobre clima organizacional, liderança e vários outros temas que, de uma forma ou de outra tratam da conquista e da retenção de talentos na empresa. E quanto mais eu observo a forma de gestão das empresas, mais me dou conta de quão poucas sabem, realmente, cuidar das suas pessoas.
Fala-se muito sobre o apagão da mão-de-obra e isso é uma realidade mundial: a equação vagas de emprego X candidatos aptos a ocupá-las não fecha. Empregadores se queixam da falta de mão-de-obra qualificada e quem está desempregado se queixa da falta de oportunidades. Onde estará o erro?
A resposta não é muito simples e eu, como consultora empresarial e de carreira, sei que não é fácil encontrar as pessoas mais qualificadas para suprir as necessidades das empresas.
É verdade que muitas pessoas não se qualificam, muitas pessoas não valorizam o estudo formal e os cursos de aperfeiçoamento. É verdade que muita gente não quer trabalhar por qualquer salário, não quer cumprir horário, não aceita seguir as regras culturais das empresas.
E essa inequação de vagas X candidatos qualificados deflagra uma disputa entre empresas pela conquista dos melhores talentos.
E qual será a razão pela qual um talento decide mudar de uma empresa para outra?
Muitas vezes, após a contratação, o contratado descobre que o ambiente não é tão bom quanto parecia ser. No período da contratação o empregador foi só sorrisos, ofereceu um posto de trabalho atraente e um ambiente inovador. Depois da contratação, o novo colaborador descobre que o teclado do seu computador não é bom, que há um clima de disputa entre os colegas e, o pior, que o chefe ofende os seus colaboradores, sem olhar quem está ao redor.
Iniciativas e ideias são rechaçadas, erros são recriminados e assim por diante. E, aos poucos aquele talento deixa de trazer novas ideias, deixa de buscar o crescimento da empresa e sai em busca de outras oportunidades.
Como você está tratando os seus talentos? Convido-o a conversar mais sobre isso e buscar a melhor solução para sua empresa.
Sucesso!