Ao ouvir a palavra “fantasma”, com aquele “a” esticado e ainda três pontos de exclamação (como se isso fosse gramaticalmente correto), é fácil lembrar do famoso seriado Scooby-Doo, não? Para quem não o conheceu ou quer relembrar, vai aí o link de um comercial em que o protagonista se assusta com uma possível assombração e grita o célebre bordão: https://www.youtube.com/watch?v=_-rcHOVrb2s.
Todos nós somos assombrados por alguns fantasmas. Assim como nos episódios daquele desenho animado, também nossos fantasmas são hipotéticos, criados pela nossa própria mente. Com uma investigação um pouco mais profunda, é possível desvendar quem são esses personagens imaginários que nos atemorizam, impedindo-nos de atingir nossos objetivos.
Você se lembra do texto sobre os sabotadores das nossas carreiras? Pois bem, pode chamá-los de fantasmas. Nossos fantasmas são representados pelas crenças limitantes que alimentamos; aquelas nas quais acreditamos e que não nos ajudam a seguir em frente. Lembra-se do banho de chuva que faria com que ficássemos doentes? Ou do conselho da mãe de que não deveríamos contar nossos planos para outras pessoas, sob pena de nos puxarem o tapete? Sim, esses são dois exemplos de fantasmas que podem inibir a busca pelo sucesso na vida como um todo e, é claro, em nossa carreira profissional.
Mas há outros fantasmas que nos assombram e precisam ser descobertos a tempo para que não nos prejudiquem ad eternum. Podem ser oriundos de casos mal resolvidos entre você e alguém dos seus relacionamentos – pai, mãe, amigo, namorada, esposo, colega… enfim, aqueles casos que o faz sentir certa culpa. Você consegue captar esse sentimento? Muitas vezes, trata-se de alguma situação que aconteceu há muito tempo, da qual você não tem plena consciência, mas seu inconsciente está a postos, trazendo à tona esse sentimento de dor, de incapacidade, de falta de confiança em si mesmo. Esse sentimento é um dos seus fantasmas e precisa ser desmascarado, assim como no desenho animado que referi no início deste texto. Somente tomando consciência de que você é perseguido por esse ou por esses fantasmas será possível eliminá-los, abrindo caminho para a realização de seus objetivos.
A dica de coach desta semana consiste em quatro etapas:
1) Faça uma lista das coisas de que você tem medo –coisas ou situações que o assustam na hora de seguir o seu sonho profissional;
2) Tente identificar a origem desses fantasmas;
3) Reflita: isso é verdadeiro? Que evidências você tem de que é algo real?
4) Como seria sua carreira profissional, se você não acreditasse nesses fantasmas?
Lembre-se: fantasmas são figuras imaginárias. Assim como foram criadas por sua mente, também podem ser eliminadas.
Boa semana!