Home office: prós e contras do escritório dentro de casa
Nara Maria Müller
Você já pensou em trabalhar sem sair de casa? Muitas pessoas não apenas pensaram, como já implementaram essa mudança em suas carreiras. Inclusive eu. E funciona!
O home office – que, literalmente traduzido, significa escritório em casa – tem se mostrado uma solução eficiente tanto para as empresas quanto para as pessoas que trabalham desta forma. Para as organizações, as vantagens vão desde a dispensa de constituir uma estação de trabalho e fornecer internet até a economia em vale-transporte e alimentação, por exemplo. Os gestores que já adotaram essa modalidade de trabalho a distância têm confiança nos seus funcionários remotos e sabem que podem contar com os serviços concluídos no tempo planejado.
Já os funcionários remotos não precisam se deslocar até a empresa para realizar suas tarefas – e contam com maior flexibilidade de horário, sem falar no conforto de estar no próprio ambiente, organizado conforme suas preferências de layout e tudo mais.
PARA QUEM?
Não são, entretanto, apenas as grandes empresas e seus funcionários que usufruem os benefícios do home office. Muita gente consegue ter seu próprio negócio, gerenciando-o e executando-o a partir de suas próprias casas. Os pontos positivos da modalidade para empreendedores individuais assemelham-se às vantagens encontradas pelos funcionários que trabalham remotamente para grandes empresas. Mas, por serem donos dos seus próprios empreendimentos, os autônomos têm a vantagem extra de não serem obrigados a enfrentar seus chefes, apresentando-lhes relatórios e resultados… Opa! Na prática, não é bem assim que as coisas funcionam, né? Cada negócio deve servir a algum cliente – e este pode virar um algoz. Por isso, elenco a seguir algumas vantagens e desvantagens de trabalhar de casa.
VANTAGENS:
- Flexibilidade de horário: você trabalha no seu tempo, conforme a sua inspiração;
- Conforto de estar em casa: você pode estabelecer o melhor layout para trabalhar;
- Livre escolha dos recursos de que se necessita para trabalhar;
- Menos desgaste: não há necessidade de deslocamento ao trabalho, o que previne acidentes, reduz despesas com transporte e evita perda de tempo em trânsito;
- Oportunidade para a saúde: ganha-se tempo para a prática de exercícios físicos;
- Alimentação melhor e mais barata;
- Produtividade: as interrupções do trabalho por visitas de chefes ou colegas são minimizadas.
DESVANTAGENS:
- Maior necessidade de autogerenciamento: você precisa organizar seu tempo para não perder prazos com os clientes;
- Perda de metros quadrados: você tem que disponibilizar um espaço da sua própria casa para montar seu ambiente de trabalho;
- Custos do próprio bolso: em alguns casos, os recursos podem exigir investimentos muito elevados, como alguns softwares, móveis, equipamentos ou impressões;
- Menor controle do fluxo de trabalho: se você lida com clientes que atrasam informações cruciais para o andamento dos seus afazeres, por exemplo, isso pode atrapalhar bastante a organização do próprio tempo.
- Ausência de cobrança: há um risco muito grande de se perder muito tempo esperando pelo momento ideal de inspiração ou ânimo para o trabalho. Por isso, é recomendável que você estabeleça uma rotina diária, mesmo que ela inclua pausa para atividades físicas e alimentação adequada. Arrume-se para trabalhar e não fique de pijamas o dia todo. Você deve agir como um profissional.
Se você está pensando em se tornar uma dessas pessoas que trabalham de casa, pense nas vantagens e desvantagens apresentadas aqui. Para cada desvantagem, eu o desafio a encontrar pelo menos duas opções para retirá-las do caminho.
Empreenda! Seja Feliz!
O tema deste post foi sugerido pela leitora Jéssica Dutra, gestora de RH e líder-coach. Se você também tem uma sugestão de tema para os próximos posts, fique à vontade e entre em contato no Fale Conosco do nosso site (www.unlock.adm.br).