Quais são os seus movimentos em direção aos seus objetivos?
Nara Maria Müller
23 de dezembro de 2017
Muitas pessoas me procuram para saber o que devem fazer a fim de atingir seus objetivos. Como coach de carreira e desenvolvedora de lideranças, auxiliar nesta caminhada é exatamente o meu papel.
Alguns querem mudar de profissão; outros, encontrar o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Todos têm, de certa forma, seus objetivos – mesmo que não estejam muito claramente estabelecidos.
Atualmente, por estar passando um ano no Canadá, tenho recebido várias indagações sobre como é viver por aqui. Os questionamentos são os mais diversos, incluindo o que fazer para imigrar ou estudar, como conseguir um emprego, etc. Quando pergunto por que essas pessoas querem vir para cá, as respostas costumam gravitar em torno de um mesmo tema. São comentários do tipo “aqui no Brasil não dá mais para viver” ou “meu marido quer ir para o Canadá”.
Quais são mesmo os seus objetivos?
Minha pergunta seguinte é “você quer mesmo morar fora do Brasil?” Então muitas dessas pessoas dizem que não sabem ao certo; que têm medo; que temem a saudade dos familiares. Ou seja, elas não têm certeza de seus próprios objetivos. E, como diz aquele ditado, “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”. Assim, minha primeira dica é que você estabeleça claramente seus próprios objetivos – e saiba por que os está definindo.
Lembre-se que um objetivo precisa ser tão poderoso e desejado que o motive a persistir na sua busca. Objetivos são maiores do que simples sonhos. Os sonhos podem levá-lo aonde você quiser, independentemente de suas possibilidades, de suas competências e da sua relevância. Você pode sonhar em ser rei ou rainha, morar num belo castelo protegido por guardas e comandar uma nação. Mas sonhos não são objetivos. Aqueles podem não ser reais, enquanto estes são palpáveis, realizáveis no tempo e relevantes.
Entre seus objetivos pode estar, por exemplo, ser o CEO de uma empresa. Ou ser o dono de seu próprio negócio. Ou um profissional de sucesso na área que escolheu para atuar. Seus objetivos devem ser estabelecidos por você – e não pelas pessoas ao seu redor.
Por exemplo: quando uma amiga me diz que pensa em morar fora do Brasil porque é o desejo do marido, eu pergunto: “e você, o que deseja?”. Se ela responder que não tem certeza, eu pergunto o quanto sabe do País onde pretende morar. E, no que eu puder ajudar para prestar essas informações, eu o farei.
Quando ela finalmente decidir que esse é também seu próprio objetivo, virão as perguntas secundárias (mas não menos importantes). Aquelas questões que a ajudarão a se movimentar na direção de seus objetivos. Por exemplo: o que você precisa para mudar de País?
- a) aprimorar o idioma;
b) juntar dinheiro para começar a vida no exterior;
c) fazer contato com as escolas e universidades locais;
d) preparar a família para a mudança – ou para as despedidas.
Depois que essas respostas estiverem formuladas, vem o planejamento.
- a) como e quando começar as aulas do idioma que precisa aprender;
b) que outras fontes de aprendizado do idioma (filmes, séries, cursos online, livros) podem ser obtidas;
c) como será juntado o dinheiro para começar a vida em outro País;
d) fazer a inscrição numa escola ou universidade do País-alvo, de acordo com seus interesses; - e) obter o visto de estudante ou de trabalho, conforme seu objetivo.
O exemplo apresentado é de alguém que deseja se mudar para outro País. Os passos a seguir, entretanto, são os mesmos para qualquer outro objetivo pessoal ou profissional.
Planejando a conquista de seus objetivos
E quanto a você? Já têm seus objetivos definidos? Que movimentos está fazendo para seguir na direção deles?
Reflita e escreva seus objetivos. Pergunte-se o que precisa fazer para seguir em sua direção, planeje as ações a serem realizadas. E, fundamentalmente, comprometa-se 100% com esse roteiro. É a forma mais garantida de atingir seus objetivos.