Inteligência Emocional: como ela impacta seu dia a dia no trabalho?
Num domingo à noite, uma amiga – que aqui chamarei de Nêmesis – me procurou, pedindo ajuda para iniciar melhor a próxima semana. Nêmesis estava, desde sexta-feira, remoendo uma situação que batizou de “desrespeito” de seus colegas para com ela.
Ela ficara sabendo, através de boatos, que uma reunião na empresa em que trabalha havia tido como pauta principal uma série de reclamações a seu respeito. Dessa reunião originou-se um relatório cujas informações, ao que parece, “vazaram” para clientes. E foi através de um deles que Nêmesis tomou conhecimento do suposto fato. Procurou sua chefe – a qual confirmou a tal reunião e o relatório.
Nêmesis não sabia como retornar ao trabalho na segunda-feira – temia “trocar os pés pelas mãos” quando encontrasse seus colegas. Especialmente uma de suas colegas, a quem atribuía o vazamento da informação.
Pensem comigo: quantas vezes nós ficamos sabendo de informações através de meios duvidosos e, ao confirmarmos o boato, temos certeza de que foi “aquela” pessoa quem tentou nos prejudicar? E, acreditando nisso, ficamos imaginando quantas coisas devem estar sendo projetadas contra nós sem que saibamos…
Assim nascem, muitas vezes, os verdadeiros conflitos: sem base sólida, tudo em meio a dúvidas e descontentamentos. E assim nasce também a ira, o sofrimento e, muitas vezes, a vingança.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA PRÁTICA
A inteligência emocional consiste em respondermos, da forma mais tranquila e racional possível, aos fatos – verdadeiros, ou imaginários – que enfrentamos.
A técnica conhecida como “contar até dez” é altamente eficaz, especialmente, se agregarmos a ela o exercício da respiração profunda: inspirar pelo nariz durante 2 segundos, reter o ar nos pulmões por 4 segundos e soltá-lo durante 8 segundos, pela boca.
Ao realizarmos esse exercício respiratório, arejamos o cérebro – que, no momento de raiva, nos levaria a agir impulsivamente e, em geral, de forma violenta. Ao final desse exercício, é provável que você ainda se sinta descontente, mas é igualmente provável que seu sentimento esteja mais ameno – e sua reação será menos nociva.
Para se desenvolver e manter uma carreira bem-sucedida, é preciso cultivar bons relacionamentos. E estes são cultivados com respeito, conversas francas, dando e recebendo feedbacks e evitando agressividades.
Imaginem se Nêmesis agisse irracionalmente, agredindo verbalmente sua colega – aquela que acreditava ser a culpada de tudo – e depois descobrisse que ela nem estava na reunião… ou, quem sabe, até a tenha defendido diante das reclamações dos outros colegas…?!
Pense nisto: como você reage a informações negativas vindas de conversas de corredor?
Seja um inteligente emocional!