Devemos aprender sempre, certo? Já aprendemos com as abelhas, com as formigas, com as árvores e, hoje, vamos apresentar uma resenha crítica, elaborada pela Head Coach da Unlock Training sobre o livro: Nosso iceberg está derretendo. Vamos aprender com os pinguins, algumas lições de mudança organizacional, liderança e trabalho em equipe.
Boa leitura!
Resenha crítica
Cuidado, nosso iceberg está derretendo! É preciso mudar.
Nara Maria Müller
KOTTER, John; RATHGEBERER, Holger; tradução de FERNANDES, Maria Clara de B. W. Nosso iceberg está derretendo. 5ª ed. Rio de Janeiro: Best Seller, 2012.
John Kotter, autor de “Liderando mudança” (1996) ensinou oito importantes passos para a mudança. Esses oito passos, ou princípios, norteiam a fábula da colônia de pinguins, apresentada no livro: “Nosso iceberg está derretendo”, cuja primeira edição, foi lançada em 2005, em parceria com Holger Rathgeber. Kotter é membro do corpo docente da Harvard Business School desde 1972. Além de “Liderando mudança” e “Nosso iceberg está derretendo”, é autor de mais nove livros, tendo, vários deles, se tornado referência em negócios, para muitas organizações. Holger Rathgeber, natural de Frankfurt, Alemanha, vive em White Plains, Nova York desde 2004. Atua numa das maiores empresas de tecnologia aplicada à medicina do mundo, a Becton Dickinson. Rathgeber começou a utilizar os oito princípios da mudança, de Kotter em exercícios de treinamento organizacional, criando a fábula dos pinguins e, juntos, os autores decidiram escrever esse novo livro.
O livro “Nosso iceberg está derretendo” está organizado em doze capítulos. Os dois primeiros contextualizam a situação atual do iceberg e os oito seguintes referem-se à aplicação dos princípios de Kotter para que sejam tomadas as providências diante da iminente destruição do habitat dos pinguins: como conscientizar, mobilizar e, efetivamente, mudar. Por fim, nos dois últimos capítulos, os autores dão dicas de como aprender com os pinguins e como realizar mudanças.
“Nosso iceberg está derretendo” conta a história de um jovem pinguim – Fred – que descobre uma rachadura no iceberg onde a colônia vive há muitos anos. Estudioso, Fred prevê que a rachadura poderá sofrer ações de fenômenos meteorológicos que provocarão a destruição do seu habitat natural. Fred, que não faz parte do Conselho dos Líderes, procura um dos seus membros – Alice – que parece ser a pinguim mais acessível e que poderá ajudá-lo na luta pela salvação da colônia.
Ajudado por Alice, Fred consegue ser ouvido pelo Conselho e, munido de vários argumentos estratégicos, convence alguns membros, incluindo Louis, o Chefe dos pinguins, a iniciarem uma investigação mais profunda sobre o assunto.
É claro que, como em todas as organizações, sempre há aqueles personagens céticos, completamente avessos a mudanças. Nessa fábula, não poderia ser diferente: No-No, um dos membros do Conselho de Líderes apresenta-se totalmente contra as ideias de Fred e tenta, de todas as formas, boicotar o processo de mudança, que rapidamente começa a evoluir.
Para que a mudança ocorra, é preciso contar com o apoio de vários pinguins, líderes formais e informais, incluindo as crianças, que influenciam fortemente as decisões de mudança de seus pais e professores.
Felizmente a história teve um final feliz e, graças às estratégias de Fred e dos líderes que o acompanharam e enfrentaram os desafios da mudança, a colônia dos pinguins não espera que o iceberg derreta, tomando as medidas necessárias e urgentes para salvá-lo.
E os pinguins se acomodam depois dessa mudança? Não, eles próprios têm trabalhado, arduamente, para se manterem abertos aos novos desafios, não se acomodando aos ambientes aparentemente tranquilos.
Um dos aspectos importantes dessa história é o de que a mudança é um processo constante e que precisamos vencer nossos medos, rever nossas crenças limitantes, enfrentar aquelas pessoas céticas, sem deixa-las para trás – No-no foi convencido a acompanhar o grupo na mudança, apesar de suas crenças negativas. Outro ponto importante está na participação e liderança de quem tem o poder, como foi o caso de Louis, o chefe dos pinguins, que aceitou o desafio de investigar o ambiente e não deixar que sua colônia perecesse.
“Nosso iceberg está derretendo” é mais uma obra recomendável, que deve se tornar um guia de motivação à mudança, tanto na vida privada, quanto na vida profissional de qualquer pessoa. Trata-se de uma leitura simples, quase infantil, que traz possibilidades de grandes reflexões e, possivelmente, norteará vários processos de mudanças organizacionais.