Homem x Mulher: 4 dicas para ser reconhecido(a) no trabalho
Este é um assunto polêmico e recorrente desde que o mundo é mundo: “mulheres foram feitas para cuidar dos filhos e do lar; homens, para lutar pela sobrevivência da família”. Tal teoria perdurou por muitos anos, mas a escassez de recursos para o sustento familiar obrigou as mulheres a exercerem atividades remuneradas, deixando os filhos aos cuidados de suas mães, ou, em alguns casos, de babás.
Com o tempo, homens e mulheres foram se adaptando às novas necessidades e passaram a compartilhar tanto o trabalho doméstico quanto a carreira profissional. Apesar disso, em várias organizações, as mulheres ainda não são reconhecidas como líderes de excelência, e os homens seguem ocupando a maioria dos cargos de direção.
PEQUENO MANUAL DO RECONHECIMENTO
Não pretendo aqui tomar partido de homens ou mulheres. Para mim, somos igualmente competentes e, para alcançarmos o sucesso em nossas carreiras, precisamos seguir algumas regrinhas básicas. Creio que essa discussão de gênero seja mesmo um mito em muitas organizações e, em textos futuros, certamente discorrerei a respeito.
Há poucos dias, li um artigo que apresentava quatro dicas para que as mulheres pudessem ser reconhecidas como líderes pelos seus pares e, especialmente, pelos seus chefes. Essas táticas, em minha opinião, são verdadeiramente úteis tanto para as mulheres quanto para os homens que buscam uma melhor posição na hierarquia das organizações. A saber:
1) POSIÇÃO CORPORAL
Mantendo os ombros e o queixo em alinhamento de 90 graus é possível demonstrar autoridade no que você diz, causando um impacto positivo no interlocutor. Lembre-se que suas mãos, em gestos coerentes com o que você fala, transmitem segurança e conhecimento de causa.
2) AUTOCONFIANÇA
Para ser reconhecido como líder, você precisa, antes de tudo, acreditar em si próprio. A autoconfiança lhe permite transmitir melhor a sua mensagem e faz com que as pessoas aceitem melhor o que você diz.
3) PRÁTICA FAZ A DIFERENÇA
Talvez você não se sinta confortável em adotar ações que demonstrem postura corporal mais impositiva, olhar nos olhos, ter autoconfiança. Entretanto, você pode fazer com que se tornem naturais se praticá-las em casa, na frente do espelho. Se tiver alguém para assisti-lo(a), aproveite e faça sua encenação como se estivesse ensaiando para um teatro. O importante é exercitar-se exaustivamente até que sua postura firme e confiante aconteça de forma natural em qualquer ambiente em que você estiver.
4) SER AUTÊNTICO É FUNDAMENTAL
Você não precisa deixar de ser quem você é para ter a atenção das pessoas. Alguns pequenos ajustes bastam para que se alcance o sucesso. Pratique a linguagem verbal e a corporal, cuide da sua imagem, mostre-se firme em suas argumentações; mas, acima de tudo, mantenha a sua essência.
Se você tem alguma contribuição ou dúvida sobre este tema, entre em contato comigo: nara@unlock.adm.br. Sucesso!