O desafio de alcançar os objetivos profissionais e pessoais leva muitas pessoas a mudarem totalmente seu estilo de vida. Traçar metas e definir aonde se quer chegar é possível com um pouco de força de vontade e organização. Aos gestores que dependem de uma equipe equilibrada e preparada para atuar unida por um objetivo, a oportunidade de criar esta ligação acontece por meio do coaching corporativo.
Para o varejo, o grande requisito é tornar a equipe de vendas alinhada ao pensamento da empresa para atender mais clientes e de uma forma melhor. Conforme a coautora do livro “Coaching a Solução: Grandes gurus mostram os caminhos para vencer”, Nara Maria Müller, o coaching ajuda as pessoas a atingirem seus objetivos de uma forma que elas encontrem, dentro delas, um modo de alcançar as respostas para suas dúvidas, inclusive sobre o futuro nas organizações.
– Hoje em dia vemos cada vez mais pessoas que gostam do que fazem e são felizes naquilo que trabalham, conseguindo atingir seus objetivos e, consequentemente, os objetivos das organizações – afirma.
O processo de coaching pode ser utilizado por qualquer pessoa, tanto para melhorias pessoais quanto profissionais. Quando falamos de coaching corporativo, o fluxo é, normalmente, do gestor para a equipe. Mesmo se os colaboradores buscarem o aperfeiçoamento, o processo tem de ser aprovado e confiado pelo superior.
– Como toda técnica de melhoria de qualidade, ela tem que partir do gestor. Ele tem que querer e acreditar. É muito frustrante, por exemplo, trabalhar com as pessoas da equipe de vendas quando elas apresentam ideias e o gestor não quer que elas aconteçam. Quando o gestor acredita e aceita sugestões de melhorias é mais fácil de trabalhar com a empresa – exemplifica.
Atualmente, existe uma tendência muito grande de administração participativa, onde o gestor não pode só olhar para a vontade dele, mas sim, ouvir as pessoas envolvidas nos processos. Nara afirma que o mundo da hierarquia pura e simples do “chefe manda e funcionário obedece” já vem decaindo.
– Temos exemplos ao nosso redor que demonstram a queda de muitas empresas neste sentido. Ou seja, tem que ser de forma colaborativa. Tem de haver um entendimento de todos – afirma.
Além da equipe de vendas, o coaching pode ser usado para desenvolvimento de executivos, planejamento de sucessão, gerenciamento de mudança, troca de liderança e planos de aposentadoria. O maior benefício é o aumento da motivação, facilitando a integração com a empresa e melhoria nas atividades realizadas. Com estes desenvolvimentos, as organizações afinam o colaborador com seus valores e ganham com o incentivo a ideias inovadoras, a retenção de possíveis talentos e aumento da produtividade.