Como o hábito de agradecer pode influenciar sua felicidade no trabalho
Por Nara Maria Müller
Publicado, originalmente em HitRadar.com
Em 2007 eu tive a oportunidade de assistir a uma palestra sobre Networking, proferida por Dave Howlett, numa conferência no Canadá. Uma das coisas que capturou minha atenção foi o que ele chamou de “fórmula mágica para ser considerado um verdadeiro ser humano pleno e feliz” – agradecer.
Howlett mostrou imagens do seu escritório, cujas paredes estavam cobertas por cartões de agradecimento, e contou ser um praticante ferrenho do envio de “thank you cards”. Nunca me esqueci daquela palestra e do significado de ser grato pelas grandes e pelas pequenas coisas com que somos brindados no nosso dia a dia.
Em novembro de 2016, participei do treinamento vivencial “O Monge e o Executivo” e, mais uma vez, o tema veio à tona, desta vez com a expressão “ofereça flores em vida”, da qual falei num dos meus textos.
SOBRE AGRADECER E PARABENIZAR
Acredito que você, assim como eu e tantas outras pessoas, já tenha vivido a experiência de dar um presente e ver, nos olhos de quem o recebeu, que ele ou ela ficou extremamente feliz. Da mesma forma, qualquer um de nós provavelmente já teve a experiência de dar um presente que não agradou a quem o recebeu… Não é?
Então proponho refletir sobre o sentimento que temos ao viver essas experiências. Será que conseguimos nos sentir realizados apenas por termos “cumprido a missão” de presentear alguém? Ou será que nos frustramos quando o presente não agradou ao outro?
Agora levemos essa experiência ao nosso ambiente de trabalho. Quantas vezes nós agradecemos por uma ajuda de um colega ou pela oportunidade que a chefia nos deu de realizar nosso projeto? Quantas vezes nos frustramos porque, apesar do esmero em concluir uma tarefa e entregá-la bem-feita, não recebemos o esperado “muito obrigado”?
DESAFIO: UMA SEMANA DE GRATIDÃO NA PRÁTICA
Um dos principais itens de satisfação no trabalho é o reconhecimento daquilo que fazemos – e é bem comum ouvirmos as pessoas reclamando de não receberem o tal “muito obrigado” ou o igualmente esperado “parabéns”. De fato, muitos chefes não conseguem reconhecer o esforço e o desempenho de seus colaboradores, e nós já falamos sobre isso em textos sobre liderança como Os chefes estão intoxicando sua empresa? e Como estabelecer Empatia.
Mas então eu pergunto:
E você? Sabe agradecer a quem o apoia?
E lanço o seguinte desafio:
Etapa 1: Por uma semana, todos os dias, encontre um pequeno motivo para agradecer a alguém no ambiente de trabalho ou entre seus familiares e amigos.
Etapa 2: Anote as reações daqueles a quem você agradeceu e os seus próprios sentimentos a respeito.
Etapa 3: Ao final desta semana, conte-me o que percebeu e como se sentiu. E aí a gente volta a falar mais sobre o assunto… Combinado?
Tenha uma ótima semana e MUITO OBRIGADA por sua participação!