Neste texto, a head-coach da Unlock Training, fala de um assunto que é de suma importância para cada ser humano: nossos objetivos. Nara Maria Müller questiona se temos objetivos definidos, ou seguimos sem rumo, deixando que a vida nos leve, seja lá para onde for? Muita gente deixa para pensar em objetivos no final do ano, no dia 31 de dezembro e é bom que tenham essa prática. Mas é preciso que desenhemos nosso futuro a qualquer tempo para que, no final do ano, possamos revisar o que foi realizado e realinhar nossas metas para o ano seguinte.
Definindo objetivos: até onde você quer ir?
Nara Maria Müller
Você já deve ter ouvido a frase proferida pelo gato no filme Alice no País das Maravilhas: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. É uma adaptação da máxima atribuída ao pensador Sêneca: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”.
Muitos acreditam que devem voar para o lado que o vento sopra, ou dançar conforme a música, não é mesmo? A vida atribulada, as cobranças – impostas pela família, pelos amigos, pelos professores – muitas vezes forçam a seguir viagem sem saber ao certo qual o destino. E quando alguém pergunta qual é o seu sonho ou objetivo de vida, é comum ficar pensando, procurando um registro escondido no cérebro. Mas nem sempre se encontra esse registro. Tudo o que se sabe dizer nessa hora é “eu quero ser feliz”.
Ora, a felicidade em si não é um objetivo, mas uma consequência de alcançar nossos objetivos, de realizar nossos sonhos, do nosso bem-estar. A felicidade é um estado de espírito – geralmente relacionado ao nosso equilíbrio interno, do qual falarei em outra oportunidade.
Então o que é um objetivo? Objetivo é o que queremos alcançar a médio ou longo prazo. Deve ser claro, realizável e determinado no tempo. Por exemplo: “Até o final de 2021, Marisabel quer ser uma advogada de sucesso, com uma carteira de clientes renomados e ganhar R$ 300.000,00 por ano”.
O objetivo de Marisabel é claro: ser uma advogada de sucesso, com uma carteira de clientes renomados e ganhar R$ 300.000,00 por ano. Está definido no tempo: até o final de 2021. Pode-se também dizer que esse é um objetivo realizável, pois o tempo previsto permitirá que ela conclua o curso de Direito e se coloque no mercado de trabalho.
Agora veja esse outro exemplo: “Marisabel deseja ser uma advogada de sucesso e ter muitos clientes”. Deu para perceber a diferença, não é? Nesse segundo exemplo, ela tem um sonho, mas não colocou prazo e, aparentemente, não deu início a seu plano de ação.
Agora eu pergunto: Você tem claro aonde quer chegar, profissionalmente? E na sua vida pessoal?
Reflita, converse com alguém sobre o assunto, peça conselhos, busque mais informações sobre a carreira que escolheu ou que está idealizando. Escreva suas ideias e achados, coloque prazos viáveis e trace o “passo a passo” para chegar lá.
Lembre-se: quem sabe quais os seus objetivos e quando deseja atingi-los tem mais facilidade para planejar o “como chegar”. Acredite no seu potencial e desarme seus sabotadores internos. Boa sorte!