Qual é o seu legado?

O texto, cujo título indaga sobre o nosso legado, leva os leitores a refletirem sobre a sua missão de vida. Cada um de nós nasceu com uma missão e é nossa obrigação, cumpri-la. A autora provoca essa reflexão como importante meio de fazer a vida ter sentido. Boa leitura!

Que legado você pretende deixar para o mundo?

Quando a gente ouve falar em deixar um legado, logo pensa em algo material, uma herança para os filhos, ou coisa assim, não é? Muitos pais acreditam que o melhor legado a deixar para seus descendentes é a educação, o conhecimento e o caráter.

Pois bem, esse segundo conceito de legado é o que mais se assemelha ao tema deste artigo. Legado no sentido de reputação, da qual já falei em outro post nesta mesma coluna de carreira, lembra?

Reflita comigo: o que as pessoas dirão a seu respeito, quando você estiver idoso, ou quando já não estiver mais neste mundo, fisicamente. O que você vai deixar de relevante para as próximas gerações?

Pensar sobre isso pode ser um passo importante na escolha da sua primeira, ou da sua próxima carreira, não é verdade? Veja bem: se você gosta do que faz, se os seus valores estão em consonância com os valores da sua empresa é bem provável que você esteja feliz e que esteja construindo algo de bom para o seu futuro e para o futuro de tantas outras pessoas.

Como professora, já tive muitos feedbacks positivos a respeito dos ensinamentos, dos exemplos que compartilhei com meus alunos e de tantos temas sobre os quais eu os levei a refletirem.

Certa vez, encontrei uma moça numa loja de materiais para escritório e ela me cumprimentou feliz, dizendo: “nunca vou esquecer que a senhora me disse que eu era uma empreendedora!” E complementou sua fala: “a senhora me abriu os olhos para uma coisa que eu nunca tinha pensado e hoje eu tenho meu próprio negócio e sou muito feliz!”

O insight que eu despertei nessa moça e tantos outros incentivos que proporcionei a outras pessoas, ao longo de 15 anos na docência, mais alguns anos coordenando equipes e fazendo palestras, me fez refletir muito sobre o que eu queria deixar para o mundo, sobre o meu legado, sobre a minha missão de vida.

Através do coaching, minha missão foi sendo lapidada e hoje eu posso dizer que eu quero ser lembrada como alguém que proporciona bem-estar e desenvolvimento pessoal e profissional.

Todos nós nascemos com um propósito e é nossa obrigação descobri-lo e realizá-lo. Às vezes é difícil descobrir qual é a nossa missão, às vezes, ao descobri-la, temos dificuldades em segui-la, tantos são os empecilhos que se impõem em nosso caminho. Mas, sem dúvida, precisamos fazê-lo, sob pena de chegarmos ao final de nossa caminhada e percebermos que ela foi em vão.

Uma pesquisa feita num hospital norte-americano, com idosos, buscou descobrir qual era o seu maior arrependimento. E, para a maioria desses idosos, em fases terminais de suas vidas, o maior arrependimento advinha daquilo que deixaram de fazer e não daquilo que tinham feito.

VÍDEO https://youtu.be/cHCslW83vos

Jesus Cristo nasceu com o propósito de ensinar a todos o caminho para o Reino de Deus. Para os cristãos, Jesus morreu para nos libertar dos nossos pecados.

E, você? Qual é o seu legado para o mundo? Qual é a sua missão neste mundo? O que você está fazendo para seguir o seu propósito de vida?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *