Seu currículo diz quem você é?

Se você já tem consciência do caminho profissional que deseja seguir, se já sabe o que quer fazer e estudou o mercado de trabalho, é hora de elaborar um bom currículo. O termo vem do latim: curriculum vitae e significa “trajetória de vida”. Percebeu alguma semelhança desse termo com o conceito de carreira profissional? O curriculum vitae, também conhecido por CV, é um documento que traduz, de forma resumida, toda a trajetória da vida profissional e/ou estudantil de um candidato a vaga no mercado de trabalho.

Mas eu nunca trabalhei antes! Como posso elaborar meu CV? Se você está buscando seu primeiro emprego, é bem provável que não tenha muita experiência para colocar no currículo, mas isso não significa que você é uma folha em branco.

Você vai inserir seu histórico estudantil: 1 – em que escola cursou o ensino fundamental, incluindo o ano de conclusão dessa etapa; 2 – em que escola cursou o ensino médio e a respectiva data de conclusão; 3 – se está cursando, ou já cursou a faculdade, insira essa informação da mesma forma que fez com os níveis anteriores. É claro que, se você estiver atualmente cursando a faculdade, não há como inserir a data da conclusão, basta informar o semestre que está em andamento. Também dá para colocar a previsão de formatura (ano e semestre; por exemplo: 2018/2).

Uma informação importante, muito bem vista pelos recrutadores, é alguma experiência de voluntariado. O mundo está repleto de oportunidades para exercer atividades voluntárias, e não há desculpas para não praticar algo que faça a diferença na vida de outras pessoas. Falta de tempo? Há atividades que exigem apenas uma hora por semana – e isso, cá entre nós, poderá fazer toda diferença na hora de obter a vaga que se está almejando no mercado de trabalho.

Se seus pais são empresários ou têm um amigo empresário, tente trabalhar com ele(s). Entenda o que é uma empresa, como ela funciona. Aprenda tudo o que for possível, mesmo que seja de forma voluntária ou que você tenha uma remuneração mínima. Lembre-se: dinheiro não é o item mais importante quando se está construindo a trajetória de vida profissional, o curriculum vitae.

Outra forma de adquirir a experiência que o mercado de trabalho exige é fazer um estágio durante o período de estudos. O estágio é uma etapa valiosíssima (se for bem aproveitado, é claro!). É preciso que o estagiário se concentre no que faz e seja curioso e ávido para aprender mais sobre o que é exigido para o cargo que deseja mais adiante.

E quanto à formatação de um CV, como é que eu devo elaborá-lo? Há vários modelos disponíveis na internet, e você pode escolher o seu. O importante é que ele comece com seus dados pessoais – nome, filiação, endereço, telefone, e-mail. Em seguida, você deve escrever qual é o seu objetivo, qual o cargo que deseja ocupar e falar um pouco – bem pouco, mesmo – sobre suas características pessoais: facilidade em trabalhar em equipe, capacidade de concentração, etc. Mas tenha muito claro que todas as informações incluídas no CV devem ser absolutamente verdadeiras! Depois disso, você vai acrescentar as experiências profissionais, a formação estudantil/acadêmica e outros cursos que tenha concluído, como informática, inglês, design e outros. Está dado o primeiro passo – e toda grande caminhada começa com ele. Boa sorte na sua trajetória de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *