Somos concorrentes ou parceiros de negócios?

A revista Destaque – Tramandaí, em sua Edição 47, de novembro de 2019 traz mais um artigo da Adm. Nara Maria Müller, proprietária da Unlock Training. Desta vez, a autora fala sobre a importância de buscar a parceria junto a quem atua no mesmo ramo. Confira:

Nós e os outros: concorrentes ou parceiros de negócios?

Por Nara Maria Müller

Já ouvimos e lemos muito sobre parcerias nos negócios. Grupos, consórcios e redes reúnem concorrentes do mesmo setor para atingirem objetivos comuns.

Em 2009, Waldez Ludwig – palestrante na área de negócios e carreiras – já alertava empresários de que era preciso se aliar aos concorrentes para obter vantagem competitiva. Segundo Waldez, o pior inimigo de uma empresa é ela mesma, se não conseguir atender às necessidades e desejos dos seus clientes.

E o mundo continua mudando: A internet coloca, ao toque de nossos dedos, um sem número de ofertas que podem vir de qualquer parte do mundo. Nossos clientes têm muito mais poder de escolha do que tinham há 15 ou 20 anos, quando nosso concorrente ficava ali, na outra esquina.

Recentemente eu acompanhei um evento de sucesso: o “Networking gastronômico”, organizado pelo núcleo de empresários do setor de gastronomia da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório – ACIO.

O Em poucas semanas, tudo foi planejado: a escolha do local e do que seria oferecido, a decoração, a música, a infraestrutura e o layout foram discutidos em harmonia e espírito de parceria. E o evento foi um sucesso!

Duas horas antes do evento começar, um temporal seguido de falta de energia elétrica ameaçou o sucesso do evento. O grupo discutia suas alternativas: Vamos cancelar? Vamos agendar outra data? O que fazer com toda a comida já preparada? Vamos devolver o dinheiro dos ingressos vendidos? Cinco minutos antes de cancelarem o evento, a energia elétrica foi restabelecida e a chuva diminuiu.

Naquele momento eu vi, encantada, uns ajudando os outros, todos unidos por um objetivo comum. E o público compareceu, maciçamente, demonstrando sua fé no propósito daqueles empresários.

Há um ditado que diz: “a união faz a força” e eu lhes digo que o mundo já não tem espaço para o individualismo. Você está conectado com esse mundo?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *